Versão para impressão
PDF
01
Janeiro
2011

Sobre Construção Sustentável

A Construção Sustentável

Em Novembro de 2007 foi lançada a 1ª edição do livro “CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL – Soluções Eficientes Hoje, a nossa Riqueza de Amanhã” da autoria de Livia Tirone, à qual seguiu o lançamento da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL. Desde a sua criação, reivindicámos a transparência radical e colocámos on-line, à disposição dos interessados, todos os conteúdos do livro aos quais, progressivamente, acrescentámos informação relevante sobre a construção sustentável.

Entretanto e para alargar o alcance do tema, a CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL criou e coordena um conjunto abrangente de acções de comunicação que se estão a realizar em todo o país, na Madeira e nos Açores, incluindo Conferências, Workshops, Seminários e Road Shows. Estas acções sucedem no âmbito de parcerias público-privadas com parceiros institucionais, dos quais fazem parte a Agência Portuguesa do Ambiente, a Agência para a Energia, o Oceanário de Lisboa e a Parque Expo. Também a Ordem dos Engenheiros, a Ordem dos Arquitectos, a FNAC, entre outras organizações relevantes, colaboram para abranger um leque maior de interessados.

Muitas destas acções são dirigidas a um público profissional, que se vê obrigado a ajustar a sua actividade profissional à nova legislação que introduziu transversalmente a dimensão do desempenho energético-ambiental no sector da construção. Assim, em parte por obrigação e em parte por ter sido despertada a sua curiosidade, nos últimos anos o interesse no desenvolvimento urbano sustentável cresceu exponencialmente. A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL conta com o importante contributo dos melhores especialistas no sector da construção, à escala nacional e internacional para responder, de uma forma dinâmica e aberta, a esta busca de informação.

No inicio de 2009, a CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL lançou a plataforma on-line Casa Certificada, a qual permite, por um lado, uma gestão transparente entre a procura e a oferta da Certificação Energética e, pelo outro, promove o diálogo entre os técnicos que integram a equipa de projecto e o proprietário do imóvel, tanto como com os fornecedores de soluções construtivas. Esta plataforma on-line responde ainda à crescente procura de soluções construtivas conducentes a uma optimização do desempenho energético-ambiental dos edifícios.Em 2010 apostámos no alargamento do leque de serviços que a

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL deseja prestar à sociedade, tendo, desde já, o prazer de renovar a sua página na Internet para apresentar as três novas dimensões abrangidas: a estratégica, com as Conferências HUMAN HABITAT 2010, a técnica, com a área de formação e a dinâmica, com as plataformas interactivas – todas rumo a uma sociedade próspera, funcional e sustentável. Esperamos que este novo layout da página na Internet facilite o acesso às áreas mais pesquisadas e reflicta a sua dinâmica imparável.

Atravessamos actualmente a maior crise económica na história de Portugal. Esta coincide com uma severa crise ambiental à escala global, que resulta da desmesura, durante séculos, de explorarmos os recursos naturais, sem respeitarmos o planeta. Cabe-nos a todos partilhar a responsabilidade de alterarmos o nosso estilo de vida e as decisões quotidianas para aumentarmos a prosperidade enquanto melhoramos, simultaneamente, o legado que deixaremos às gerações vindouras.

Agradecemos aos Parceiros, aos Patrocinadores e aos Peritos Qualificados aderentes da Plataforma CASA CERTIFICADA, os seus apoios que nos permitem colocar, gratuitamente, à disposição do vasto público interessado, as plataformas de informação e de comunicação da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL.

Todos os comentários e sugestões dos participantes e dos utilizadores das plataformas da CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL serão extremamente bem vindos.

Posted in : About CS