Versão para impressão
PDF
09
Julho
2012

Objetivos

Como ponto de partida em cada grupo de trabalho esteve a identificação dos valores partilhados entre os participantes: robustez, eficiência, transparência, eficácia, inteligência, preparação e conectividade. Assente nestes valores tornam-se possíveis a colaboração técnica e os resultados individual e coletivamente validados, conducentes ao alargamento de boas práticas na construção e reabilitação.

Os atores relevantes que constituem a cadeia de valor do sector da construção não comunicam entre si, constituindo graves fragilidades para o sector, que revertem sempre como menos valias para o utilizador final.

Conseguir que estes atores colaborem ativamente na validação de soluções construtivas robustas é, por si só, inovador e relevante para a qualificação do meio edificado. Quando, para além do processo, se consegue atingir inovação nas soluções preconizadas, atinge-se uma realidade “win win”.

Considerando as soluções construtivas para a reabilitação, validadas no âmbito dos Grupos de Trabalho do Sustainable Construction Living Lab, o primeiro objetivo é de se eliminarem patologias, o segundo de melhorar o desempenho energético-ambiental à escala do edificado e da cidade, partindo da introdução de isolamento térmico, vãos envidraçados de qualidade, coberturas vivas, sistemas de proteção solar, entre outras medidas.  O terceiro é de contribuir para a inovação.

Posted in : SC Living Lab