Versão para impressão
PDF
07
Junho
2011

Sustainable Construction Living Lab

APROVADO PELA EUROPEAN NETWORK of LIVING LABS - ENOLL

O SUSTAINABLE CONSTRUCTION LIVING LAB, membro oficial da Rede Europeia de Living Labs (ENoLL) desde Abril de 2010 resultante de uma candidatura apresentada pela Iniciativa Construção Sustentável (Tirone Nunes), é desde 30 de Setembro uma Associação Privada sem fins lucrativos denominada: APCSLL - Living Lab Associação para a Construção Sustentável (APCSLL).

O SUSTAINABLE CONSTRUCTION LIVING LAB é uma organização transversalmente representativa do sector da construção, integrando todos os actores, desde as Instituições Europeias ao Utilizador Final, com o objectivo de tornar a construção sustentável a prática comum. Constitui-se como estrutura que facilita a cooperação entre os actores relevantes deste sector, com o objectivo de promover a eficácia das soluções construtivas e a inovação, nomeadamente na área da reabilitação do edificado.

A Construção Sustentável integra todas as melhores práticas disponíveis para optimizar o desempenho energético-ambiental do meio edificado, tendo como pontos de partida o contexto específico e local climático e cultural. No entanto, dada a complexidade deste sector de actividade económica e dadas as muito más práticas comuns, pouco adaptadas às necessidades das pessoas, bem como aos benefícios endógenos que uma construção sustentável possibilita, torna-se essencial um investimento contínuo na inovação bem como na monitorização dos casos de boas práticas.

A reabilitação urbana está a ganhar peso, como resultado da crise económica e do consequente abrandamento da actividade no sector da construção nova. A reabilitação de edifícios contribui também para aumentar a qualidade das nossas cidades. O crescimento deste mercado conduz a uma mudança em relação a quem toma as decisões no sector da construção – enquanto que na construção nova era o promotor imobiliário que tomava estas decisões, apoiado pela equipa de projecto, constituída por técnicos, na reabilitação é o proprietário do imóvel que as toma, muitas vezes sem recorrer à equipa de projecto.

É objectivo do SUSTAINABLE CONSTRUCTION LIVING LAB operar uma estrutura de cooperação dinâmica (real e virtual) entre os actores relevantes no sector da construção, nomeadamente os proprietários de imóveis, os fornecedores de soluções construtivas e os técnicos, incluindo Peritos Qualificados, entre muitos outros actores do sector da construção;

Prevê criar grupos de trabalho técnicos sectoriais em diversas áreas, com enfoque na reabilitação do edificado, desenvolvendo as soluções técnicas, quantificando a dimensão energético-ambiental, quantificando os períodos de retorno de investimento e valorizando na perspectiva imobiliária.

GT Coberturas e envolvente horizontal;

GT Fachadas e envolvente vertical;

GT Sistemas no edificado;

GT Estruturas;

Prevê ainda criar grupos de trabalho técnicos transversais em diversas áreas, nomeadamente:

GT Validação Técnica e Científica e Certificação das soluções;

GT Negociação de pacotes de financiamento para as soluções;

Prevê também criar um grupo de trabalho estratégico transversal na seguinte área:

GT Influência.

A Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL estabeleceu diversas plataformas de comunicação, extremamente dinâmicas, entre os fornecedores de soluções construtivas, um público técnico, composto por elementos de equipas de projecto e um público interessado, composto por proprietários de imóveis – todos elementos cruciais para a promoção da optimização do desempenho energético-ambiental de edifícios.  O SUSTAINABLE CONSTRUCTION LIVING LAB  irá apoiar actividades nas áreas da sensibilização, comunicação e formação e colaborar com a Iniciativa CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL na divulgação dos conteúdos técnicos gerados pelos grupos de trabalho da APCSLL.


Posted in : SC Living Lab